Páginas

17 de dezembro de 2012

OS CINCO PASSOS PARA TER UMA CASA SUSTENTÁVEL

Além de promover economia, casas com soluções sustentáveis são mais agradáveis para morar.


Casa sustentável projetada pelo arquiteto Lucas Scacchetti.


Habitada ou em fase de construção, uma casa pode receber soluções que levam à sustentabilidade. Além de garantir o bem-estar dos usuários, a “casa ecológica” promove economia e beneficia o meio ambiente. Em cinco passos, as sugestões para alcançar este objetivo.

Eficiência energética
Utilize o máximo possível da ventilação e luz natural. Opte por janelas amplas e utilize persianas para controlar a luminosidade. Procure utilizar fontes de energia alternativa, como os painéis solares que captam o calor para aquecimento da água.

Instale sensores de iluminação e escolha lâmpadas de baixo consumo energético. Para um maior aproveitamento, no caso das casas em construção, procure construir de forma que a incidência solar seja aproveitada na maior parte da residência.

Gestão do uso da água
Instale sensores para evitar o desperdício. Crie sistemas de reaproveitamento de águas residuais. Instale cisternas de captação de água da chuva, armazenamento e tratamento e use-a na rega dos jardins, descargas, limpeza, entre outros usos permitidos para água não potável. Tenha válvulas na descarga com dois tipos de pressão.

Gestão dos resíduos
Separe os lixos recicláveis e planeje a viabilização da entrega destes materiais para cooperativas, ou órgãos que trabalhem com esta função. Tendo espaço, faça uma composteira caseira com os resíduos orgânicos.

Aumento da qualidade do ambiente
Crie ambientes internos e externos de qualidade. Se morar em casa, tenha jardins. Se morar em apartamentos, tenha pequenas hortas. A comercialização de hortas caseiras é comum em várias cidades brasileiras, e mantê-las não é trabalhoso.

Construção correta
Se você vai construir, escolha materiais com certificação ambiental, de manejo sustentável, principalmente quando se trata de madeira, e utilize técnicas ambientalmente corretas.

Tudo o que envolve os tipos de materiais empregados na obra devem levar em conta a necessidade, o desperdício, a energia gasta no processo até ser implantado na construção e, finalmente o descarte adequado destes materiais e o possível reaproveitamento. É importante dar condições dignas de trabalho para os operários.

Fonte: Imovel Web

Nenhum comentário:

Postar um comentário